E se lhe saísse o Euromilhões?

25-03-2012 12:17

 

 

 

     Ter uma fortuna na sua conta bancária de um dia para o outro, é algo com que, todos nós, já sonhámos. Mas este sonho rapidamente se pode tornar num autêntico pesadelo. Pelo menos é o que demonstram as estatísticas. 

     Vamos supor que ganha o euromilhões e o prémio lhe é depositado na sua conta. O que é que lhe vai acontecer? Três coisas vão acontecer. Ainda não se recompôs da emoção de ter ganho o primeiro prémio e a primeira já está a acontecer: o banco vai ligar-lhe a perguntar o que quer fazer com esse dinheiro. Informa-o que tem uma série de produtos adequados à sua pessoa e que gostaria de marcar uma reunião. Em segundo, por razões que não conhece, nem nunca irá conhecer, irá ser contactado por pessoas que não conhece, nem nunca ouviu falar a proporem-lhe negócios com rendibilidade assegurada: dizendo que é “cada tiro cada melro”. Finalmente, a terceira que, também, poderá ser a primeira, caso decida informar os seus amigos e familiares, vai ter uma romaria à sua porta para lhe contar as suas maleitas e a pedir se não se importava de lhe emprestar algum dinheiro para que os seus problemas desapareçam. Há uma quarta: o dinheiro não lhe vai cair de uma só vez na conta.

     Estes cenários são cenários reais que aconteceram e vão continuar a acontecer quase todas as semanas. Se for o feliz contemplado, pare, respire fundo e mantenha segredo. Trate das coisas diligentemente e seja rigoroso, disciplinado e pragmático, mantendo-se fiel àquilo que é. Se ajudar toda a gente, se investir em tudo aquilo que lhe vão propor, em três-cinco anos, em média, vai estar como estava antes de ganhar o euromilhões, senão, mesmo, pior. E todos aqueles que se aproximaram para lhe pedir ajuda e que, efectivamente, ajudou, vão virar-lhe as costas. Os outros, não têm mais nenhuma razão para se aproximarem. Se recusar ajuda, vai perder os supostos amigos. Assim, independentemente do que fizer, vai acabar por perder as suas supostas amizades. 

     Se for o feliz contemplado com um prémio acima de um milhão de euros, fale com Gabinete de Apoio ao Alto Premiado da Santa Casa da Misericórdia. Não perde nada e pelo menos demonstra algum bom senso, ao contrário de todos aqueles que não foram e que perderam tudo ou quase tudo. Não se deslumbre.

 

—————

Voltar